Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Origens

Além das memórias de personagens e lugares, o Unicom está recheado também com as memórias dos próprios repórteres. Cada detalhe do jornal resgata uma história, um passado, um olhar. Quer exercício melhor e mais fascinante do que esse? Sou suspeita, mas estou encantada com o que estou descobrindo sobre meus colegas, suas reportagens e sobre mim também.

Para desvendar mais uma memória, aí vai a origem "controvertida" de um dos meus sobrenomes.


Spilimbergo - Antiga família de Friuli. As notícias sobre sua origem são muito controvertidas. Crollalanger no seu Anuário da Nabreza Italiana (l.889), refere que os estudos mais modernos a respeito dessa linhagem tem mudado singularmente as opiniões que se formam a partir da leitura dos historiadores friulanos antigos, os quais queriam que os feudatários de Spilimbergo tivessem vindo da Hungria; um dos muitos castelos de origem e de nome germânico no Friuli, figura no testamento feito por Henrique II, duque de Carintia, e formava parte da herança deixada por ele em favor de Ottakero de Stiria (1.122). Alemães sem dúvida também pelos nomes de batismo aparecem os feudatários dessa terra e dos quais se tem clara referência no seculi XIII. A família está inscrita no Elenco Oficial da NObreza Italiana com títulos de (mf.) (Nobre flia de Friuli) conde palatino (m.) senhor de Zuccala e terras anexas (m.)

Comentários

Postagens mais visitadas