Pular para o conteúdo principal

Destaques

Lançamento do Unicom Conflitos reúne profissionais para debate com alunos

A nova edição do Jornal Unicom, produzida em cima do tema “Conflitos que transformam”, teve o lançamento oficial na noite dessa segunda-feira, 27, em um evento onde o assunto central da publicação foi debatido. Mediado pelo professor Demétrio de Azeredo Sóster, o debate iniciou após as 19h30, no auditório do Memorial da Unisc, e teve como convidados à mesa o jornalista Rodrigo Lopes, a psicóloga e socióloga Gabriela Maia e o sociólogo e professor Luiz Augusto Campis. No primeiro momento, os três convidados tiveram a oportunidade de falar sobre conflitos que transformam – para o bem ou para o mal – a partir das perspectivas profissionais e pessoais de cada um. Quem deu início a essa fase foi Gabriela, que tratou majoritariamente sobre questões de gênero e a violência acerca disso. Dando sequência, com uma perspectiva mais sociológica, Campis falou sobre a Teoria do Conflito Social, de Karl Marx, relacionando-a com a realidade. Para finalizar, Lopes fez uma breve apresentação so

Pronomes de tratamento

Você, senhor, são duas palavrinhas conhecidas e que fazem parte do nosso cotidiano, sempre que conversamos ou escrevemos para alguém. Como jornalistas, o uso dos chamados pronomes de tratamento são frequentes. Afinal, a cada entrevista, seja ela pessoalmente ou por e-mail, telefone,  Facebook, Skype, elas são empregadas para se dirigir a uma pessoa.
Geralmente, o você e o senhor são os mais usados, pois não são todos os dias que ouvimos um rei, uma princesa, um reitor, um sacerdote ou um papa. Mas se eles existem, devem ser adotados, tanto como forma de tratamento, mas acima de tudo, por respeito a função, cargo, título que ocupa.

 
Hoje, durante a produção do Unicom, passei por uma destas situações. Precisei realizar uma entrevista por e-mail com um Padre. E, imediatamente, a dúvida pairou no ar: como me dirijo a ele?
E lá fui eu pesquisar o pronome correto: REVERENDÍSSIMO!
 
E-mail enviado, agora é aguardar o retorno do "vosso reverendíssimo".

 
 
 


   
 
 
 
 
  
  
 
 
  
    
  

Comentários

Postagens mais visitadas